sexta-feira, 11 de outubro de 2013

The Quarterback - O Adeus de Finn em Glee


Após quase três meses da morte de Cory Monteith chegou o dia de dizer adeus à Finn Hudson em Glee. O Episódio “The Quarterback” oficializou a morte da personagem na série que contou com todo o elenco da primeira e saudosa temporada.

As canções escolhidas foram:

·        Seasons of Love, de Rent
·            I’ll Stand By You, de The Pretenders (cantado por Amber Riley – Mercedes)
·            I’ll Stand By You, de The Pretenders (cantado por Amber Riley – Mercedes)
·            Fire and Rain, de James Taylor’s
·            If I Die Young, de The Band Perry’s (cantado por Naya Rivera – Santana)
·            No Surrender, de Bruce Springsteen
·            Make You Feel My Love, de Bob Dylan (cantado por Lea Michele)

O plot girou em torno da notícia da morte do Finn e da reação de cada um perante essa notícia. Glee tentou manter o sarcasmo que lhe é peculiar ao mostrar que algumas pessoas estavam vandalizando o memorial feito em homenagem à ele. Sue Silvestre como sempre demonstrou frieza, acho que ela esqueceu de como ele foi legal no episódio “Funeral” em que ela perde a irmã, na 2ª temporada. Mercedes lhe dedicou uma bela canção com interpretação inspirada que de fato me emocionou. Puck tentou mascarar seus sentimentos, mas revelou a Bestie que estava com medo de começar a chorar e não ser capaz de parar. Ele deixou claro o grau de amizade que tinha com Finn ao dizer que sem o melhor amigo  ele não saberia dizer quem ele era. Santana por incrível que pareça foi a que mais demonstrou sentir o baque e até brigou com Sue por causa de sua crueldade e jogou na cara dela que o amigo morreu pensando que ela o odiava. Mr Shue não chorou, ele ainda justificou que o fato de não chorar não significava que ele não estava sentindo a morte do ex pupilo, que não sabia como expressar, que estava de coração partido.
Depois veio a questão do agasalho de Quarterback que estava com Kurt. Após Santana cantar “If I die young” e não conseguir terminar a última estrofe, Kurt foi ao seu encontro e lhe deixou o agasalho. Enquanto ela dormia o agasalho desapareceu, a primeira suspeita ficou com Puck.
Algo que me chamou à atenção foi o fato de algumas personagens lamentaram não ter dado mais abraços nele, como Burt, ou ter dito à ele o quanto era querido ou como o admiravam como foi o caso de Sue em reconciliação com Santana. Rachel admitiu que tinham planos futuros mesmo que não tenham falado sobre isso, quando ambos estivessem com suas carreiras consolidadas: ela na Brodway e ele professor.
Em seguida ela tirou um retrato de Finn com os Dizeres: “The show must go ... all over the place or something.” 
Ao final do episódio descobrimos que Mr. Shue foi quem ficou com o valioso agasalho e não segurando mais as lágrimas desatou a chorar copiosamente sobre ele demonstrando toda a sua dor.

O que posso dizer? Esperava bem mais desse episódio tributo, não vi nada de impactante como foi dito, me emocionei em poucos momentos como quando Rachel cantou “Make you feel my love”. Acho que a série errou em não esclarecer a causa da morte de Finn, que era protagonista da série assim como Rachel e Kurt.
A única citação à esse respeito vem de Kurt logo no inicio do episódio. Ele explica que já se passaram três semana do funeral e que todos o questionam sobre como ele está se sentindo, mas que ele não sabe o que dizer, afinal o que falar de alguém que morreu aos 19 anos? Ele prossegue dizendo que todo mundo quer saber como foi a morte de Finn, mas que para ele não importa, o que importa é saber como ele viveu e que ele, Kurt, passará o resto da vida sentindo falta daquele que não era apenas um amigo, era um irmão.
Ok, os produtores não quiseram colocar o dedo na ferida, mas acho que poderiam ter pensado em algo que explicasse o que aconteceu com Finn durante a transição da quarta para quinta temporada. Não houve uma cena de flashback que pudesse nos emocionar ou nos fazer lembrar, Finn teve tantos momentos bacanas, acho que isso poderia ter sido utilizado. 
Nos primeiros dois episódios (5 temporada) dedicados aos Beatles nenhuma palavra foi mencionada sobre como ele estava ou o que tinha acontecido. Óbvio que overdose nunca poderia ser uma causa aceitável, já que Finn nunca foi usuário de drogas e nem de bebidas alcoólicas. Mas talvez um acidente fosse uma opção, sei lá. Eu continuo achando que eles poderiam ter substituído a morte da personagem por um final mais positivo. Mas enfim...
Não sei se Glee continuará sendo Glee sem o Finn. Ele era o meu favorito, um dos corações da série.

A 5ª temporada dará uma pausa, não sei que rumo tomará daqui pra frente. Mas já podemos contar com o romance de Santana com Dani (Demi Lovato), os preparativos do casamento "Klaine" e Rachel dando seus primeiros passos num musical da Brodway: Fanny Girl.

O show deve continuar, em todos os lugares...ou algo assim...

Finn, sentiremos sua falta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário