terça-feira, 12 de novembro de 2019

Precisamos falar sobre Ramon e Paloma de Bom Sucesso



           Esse blog nunca teve medo de defender seus ships impopulares, foi assim com Camila e Luti, de #TiTiTI, Manuela e Rodrigo de #AVidaDaGente, Hache e Gin de #TengoGanasDeTi e Eliza e Jonatas de #TotalmenteDemais. Sim, aqui a gente toma partido o ship dando certo ou não. E com #BomSucesso não seria diferente, aqui é #TeamRamon e não abro!!! E nem adianta falar que Paloma vai ficar com Marcos por conta de trilha sonora, por química ou qualquer outra coisa, porque já vi muita gente cravar finais e cair do cavalo depois. Mas reconheço que a tarefa de Ramona é mais complicada porque compete um casal de conto de fadas.

Sim, eu gosto do personagem Ramon de Bom Sucesso, gosto da pessoa que ele é, gosto da família que ele formou com a Paloma, do pai que ele é para a Alice e se tornou para Gabriela e Peter. Torci e ainda torço muito para que a história deles tenha um final feliz.

Paloma e Ramon tem uma história antiga, um amor de adolescente, muito cedo tiveram uma filha. Ramon foi para os Estados Unidos buscar uma vida melhor para sua família. Acabou tendo a oportunidade de se tornar um jogador profissional de basquete, fazer faculdade, jogar na NBA. Diante de uma oportunidade tão rara para um jovem negro, pobre e suburbano não é fácil julgar a escolha que ele fez. O tempo foi passando, a Paloma meses depois se casou e teve dois filhos. Ralou para criá-los sozinha, Ramon ajudava com dinheiro, mas foi totalmente ausente da vida da Alice, seu maior erro. Tudo muda quando Paloma tem seus exames trocados com os de Alberto e passa a acreditar que tem pouco tempo de vida. E nesse momento a primeira pessoa que ela pensa em ligar é para Ramon. Ela fala que sempre o amou e pede para ele cuidar da Alice.

 Ramon então decide voltar para o Brasil deixando tudo para trás. O início não foi fácil, afinal, foram anos de distância e mágoa, mas quando existe amor não há nada que o tempo não cure.

Não vamos passar pano para os erros e defeitos do Ramon, até porque ninguém é perfeito, mas vamos refletir se ele é tão errado assim como o tribunal da internet já o condenou.

Ramon aos poucos foi se inserindo na família, mais maduro reatou com a Paloma, ficaram noivos, foi se aproximando da Alice, ganhando sua confiança de que não iria mais embora, assim venceu a grande resistência dela em perdoá-lo. E foi lindo de ver. Gabi e Peter não são filhos do Ramon, mas a ligação entre eles é muito forte, principalmente com a Gabriela.

Às vezes entro no twitter e vejo os comentários das pessoas e é impressionante como julgam o Ramon por absolutamente tudo e criticam as crianças por amá-lo. Essas pessoas não entendem que Bom Sucesso não se resume a mera química entre casais, mas sim de perdão, de recomeços, de enxergar as pessoas como seres humanos falíveis. Todo mundo erra, o Ramon errou quando era muito jovem, mas desde que voltou tem sido sim um bom pai para os filhos da Paloma e isso independe da relação conturbada que eles tiveram desde que os Prado Monteiro entraram na vida deles. Ninguém questiona o porquê dos filhos da Paloma terem recebido o Ramon de braços e o Marcos não? Ramon é o pai que as crianças nunca tiveram, ele está sempre ali para eles e mesmo magoado e separado da Paloma, nunca as colocou contra ela, muito pelo contrário, faz questão de conversar e explicar que a separação não vai mudar o amor que ele sente por eles.

 Fico extremamente triste pela forma como as crianças estão sofrendo com a separação de Ramona e é normal que eles tenham essa frustração. Falta empatia de parte do público para com eles. É claro que a Paloma criou os filhos sozinha e merece consideração e gratidão, mas tentem se colocar o lugar de três crianças que não tinham referência paterna e ganharam um paizão, uma família feliz, e de repente vê aquilo que mais queriam acabar? Para essas pessoas o que vale é química ou histórias de contos de fadas, mas eu particularmente gosto dessa dose de realidade que a novela mostra.

Alice e Gabriela estão bravas com a mãe, e Peter bravo com Ramon. Eles querem que os pais voltem a ficar juntos e percebem o perigo que Marcos e Francisca representam.

  Ramon e Paloma não romperam porque não se amavam, mas sim porque queriam trilhar caminhos diferentes. Pode ser que com o tempo o sentimento mude, afinal, estão iniciando novos relacionamentos, talvez com o tempo o amor se torne amizade,  mas quero acreditar neles até o fim.

      Agora falando do motivo de eu não curtir tanto o Marcos… pra começar ele sempre deu em cima da Paloma, mesmo sabendo que ela era comprometida. E é até curioso como nas referências da trama ele sempre é o Peter Pan, o Vadinho, o primo Basílio, o Dom Juan... a leitura que faço disso é que ele é um sedutor, mas longe de ser confiável. Ele representa a fantasia da Paloma, uma mulher que amadureceu muito cedo, não teve muita oportunidade nem aproveitou a juventude, e ele é o oposto dela, um cara de 30 anos que quer ser Peter Pan, viver uma vida sem muito compromisso. Pela primeira vez ele está apaixonado de verdade, protagonizam cenas bonitinhas, mas Paloma é um pacote. E em nenhum momento Marcos parece se tocar disso.

Sei que pela vontade do público jovem Maloma é endgame, mas acho realmente um casal raso. Diferente de Ramona e por isso vou acreditar, vai que dá certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário