quinta-feira, 23 de junho de 2011

Crítica Morde e Assopra – A Morte de Márcia - Decepção com Walcyr Carrasco

Não é segredo para ninguém que eu amo assistir novela, assisto desde criança, e me fascino com as histórias, quando bem contadas. Eu sempre tive um autor favorito, desde quando este ainda no SBT me encantou com Fascinação, como eu torci pela mocinha feita pela então jovem atriz Regiane Alves, a história dela era muito triste, e eu sofri junto com ela e comemorei quando ela conseguiu a sua virada na trama.
Depois assisti já na rede globo O cravo e a Rosa, como eu gostava dessa novela, eu estudava à tarde na época e vinha correndo para casa para pegar ao menos o finalzinho do Capítulo, Catarina e Petrucchio eram sensacionais. Além de toda a novela, muito bem construída, com romance de época e comédia pastelão e vilania, tudo na dosagem certa.
Depois vieram Chocolate com Pimenta e Alma Gêmea até o meu autor favorito ser promovido ao horário das 19hs sua estréia foi com Sete Pecados, uma boa trama contando a história de Beatriz, uma jovem milionária cheia de pecados, que encontra em Dante, um homem belíssimo,de caráter e generoso o caminho para sua redenção.
Depois veio Caras e Bocas e um grande sucesso, todos já se perguntavam quando aquele autor entraria para o horário nobre?
Pois então, eu endossava o coro, para mim Walcyr Carrasco sempre foi o autor mais interessante, seus casais eram simplesmente perfeitos, não tinha como você torcer contra, era lindo a construção dos amores, até que veio a minha decepção, diria frustração em Morde&Assopra, não é fácil para nenhuma novela estrear depois de um grande sucesso como foi o remake de Ti-ti-ti feito pela Maria Adelaide Amaral, mas eu confiava tanto no talento do Walcyr que resolvi acompanhar a novela, e de cara um núcleo me chamou a atenção, Guilherme, Dulce, Márcia e Alice.
Sem dúvidas a história do falso médico que enganava a mãe dizendo que faria medicina no Rio de Janeiro, mas que gastava todo o dinheiro na farra me chamou a atenção. Guilherme era filho de Dulce, mulher batalhadora que o criou sozinha trabalhando como faxineira e vendendo cocadas na praça.
Guilherme ao chegar na cidade se apaixonou pela doce Márcia, moça humilde, mas com um coração enorme, foi a primeira a descobrir as mentiras de Guilherme e estava o ajudando a ser uma pessoa melhor, no entanto a moça também estava sendo enganada, ao mesmo tempo que namorava Márcia, Guilherme também namorava Alice, moça rica, filha do prefeito da cidade, que por ser rica humilhava todos os pobres os chamando de vira-latas inclusive Dulce, mãe de Guilherme. O filho de Dulce sempre muito ambicioso e se aproximou de Alice com mentiras, se dizendo médico, rico e de família nobre do Rio de Janeiro.
Alice queria ter Guilherme não por amor, mas por ostentar o “melhor” partido da cidade, moço jovem, bonito, bem sucedido, rico e de família nobre, o que uma garota fútil como Alice poderia mais querer.
Mas sempre foi pela doce Márcia que Guilherme de fato era apaixonado, com ela ele desabafava, chorava se sentia alguém melhor, mas apesar do amor, Guilherme era influenciado por um cúmplice, Everton era a cabeça odiosa que bolava todos osplanos, e sob sua influencia Guilherme foi capaz de coisas horríveis como ameaçar e atentar contra a vida da mãe de Márcia, quando esta descobriu a traição e ameaçou desmascará-lo.
Márcia descobriu estar grávida, resolveu pedir ajuda para Julia para ter o filho no Rio de Janeiro. Dulce sabendo do amor que o filho tinha pela jovem avisou que ela estava de mudança e ele foi ao seu encontro na rodoviária implorar para ela ficar, jurou que a amava, Márcia então contou sobre sua gravidez, disse que só ficaria se ele mudasse, se ele assumisse quem era que com ela formassem uma família longe da cidade, então o ambicioso rapaz propôs que fossem amantes, ele montaria uma casa para ela e o filho, pois casado com Alice teria muito dinheiro, Márcia como uma heroína de valores morais e éticos, obviamente não aceitou e foi para o Rio de Janeiro sob as lágrimas de Guilherme.
A mocinha jurou que iria estudar, trabalhar ser alguém, então todos imaginávamos uma virada da personagem, torcíamos por ela que era uma heroína, numa trama com tantos maus exemplos ela era uma flor branca no meio da podridão.
Só que hoje em dia a internet está tomada por jovens e adolescentes que não tem muita noção de caráter, bons exemplos. Para esse público é legal quem fala mal, humilha, é capaz de coisas horríveis, como Alice, então começaram as manifestações pedindo para o autor unir Alice e Guilherme, já que os dois não prestavam então o autor, aquele que eu tanto admirava por ser incrível, este mesmo resolveu mudar a história. Depois de ser desmascarado por Júlia durante o seu casamento com Alice, Guilherme subitamente descobriu que amava a noiva fútil, começaram a aparecer cenas dos dois pensando um no outro e Márcia voltou depois de um mês afastada, com uma gravidez de risco e posteriormente morrendo no parto.
Guilherme, que jurava amor a jovem não quis nem velá-la, passou a guarda do filho para os avós maternos e resolveu se acertar com Alice.
Uma história que se desenhava tão linda foi tomando contornos tristes e eu perdi a vontade de acompanhar a trama, com medo de vomitar. Quando acompanhamos uma novela, sem querer nos envolvemos com a história, assim como o sofrimento de Aninha em Chocolate com Pimenta me motivava a assistir todos os capítulos aguardando sua volta triunfante o mesmo acontece em Morde e Assopra, mas ao contrário, com a morte de Márcia, perdi a vontade de acompanhar o final, está na cara que agora Alice e Guilherme ficarão juntos e criando o filho da Márcia, e subitamente ficarão bons aos olhos do público...
Não sentia essa revolva desde Cama de Gato, em que Débora também morria no parto sem mais nem menos, eu não entendo essas coisas, a mocinha não pode morrer, podem chamar de clichê, mas o certo é certo, os mocinhos merecem um final feliz, mas nessa novela Walcyr  quer nos dizer, façam o bem, sejam generosos que seu fim será a morte, enganem, humilhem, que a vocês tudo será perdoado,  vocês ficarão bonzinhos do nada e com um happy end garantido. Ou seja, se castiga os bons para elevar o mau.

4 comentários:

  1. eu acho que é pura sacanagem desse autor matar a Márcia ela foi o tempo todo uma personagem do bem, concordo com a dona do blog é uma injustiça pq o Guilherme teria que ficar com ela nunca vou ver a Alice como uma personagem do bem, essa menina que odeia os pobres ingrata com a própia mãe como pode virar do bem do nada sinceramente sou mais uma que estou começando a pegar nojo de assistir essa novela... pq até então NOVELAS são feitas para terem finais felizes com pessoas do bem e ñ do mal sinceramente mto triste e magoada com o autor... bjos KeKinha vc é a MELHOR...

    ResponderExcluir
  2. Realmente fiquei em choque quando li o resumo contando sobre a morte da márcia, eu realmente não esperava, torcia para que ela e o guilherme terminassem juntos, porque uma personagem tão boa como ela terminar de uma forma tão triste assim? se não fosse para ela terminar com o guilherme então pelo menos que ela terminasse feliz. Bem a verdade é que não tenho ânimo para continuar a assistir a novela. Sempre admirei o Walcyr Carrasco, assisti todas as suas novelas desde fascinação,mas infelizmente essa não terminarei de ver.

    ResponderExcluir
  3. A cada dia vemos as coisas feias se tornado coisas boas de certo que o valor moral mudou e não tem mesmo peso antes o certo era o bem sempre vence.hoje o vilão se torna heroi francamente esse mundo esta cada vez pior...Alice pobre glherme e Marcia seria o melhor Marcia formada e Rica.

    ResponderExcluir
  4. O mal vencendo no final ...desculpem pela verdade que vou dzer mais essa sociedade esta cada vez pior essas novelas não passam valores e não transmitem mensagns construtvas ...Marcia devia voltar tocar e Alice ficar pobre e viralata pra aprender com a vida ....mais o fnal foi pessimo.

    ResponderExcluir