terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Anime - Nana - Muito bom mesmo!



Eu terminei de ver Nana, e vou logo dizendo que amei e odiei em momentos distintos.

Amei quase tudo do anime menos o final que para mim deixou muito a desejar. Dizem que o mangá supri essa carência e que a autora está com problemas de saúde, mas enfim, Nana termina e deixa aquela sensação de algo inacabado, falta muita história para ser contada.

Pra começar a contar um pouco de Nana, devo dizer que vou soltar muitos spoilers até para conseguir fazer as minhas reflexões, então se você ainda não viu o anime não recomendo seguir a leitura, mas se você já viu e quer refletir alguns pontos, fique a vontade para comentar.

Nana é o título do mangá e do anime e começa basicamente com as Nana's. Duas moças que estão indo para Tóquio, ambas com a mesma idade, ambas com sonhos. Elas se conhecem durante a viagem para a capital japonesa.

A primeira Nana, talvez a protagonista da História, é a Nana também conhecida como Hachiko ou simplesmente Hachi. Ela é uma jovem com um histórico amoroso problemático, pois sempre se apaixona a primeira vista, se ilude ou é iludida e acaba sofrendo. Depois de terminar um relacionamento com um homem casado ela acaba conhecendo o Shouji. A princípio ela o quer apenas como amigo, mas os dois logo começam a namorar, só que à distância, já que tanto Shouji quanto seus outros amigos, Junko e Kyosuke, vão estudar em Tóquio. Para não se desligar dos amigos e do namorado ela começa a juntar dinheiro para se unir a eles, com o pensamento de conseguir ser independente.

A outra Nana, a Oosaki, é uma jovem roqueira, muito estilosa e bonita. Ela teve uma infância difícil e de abandono. Sua mãe a largou com a avó com apenas quatro anos e nunca mais voltou. Ela então cresceu sem muito afeto e com poucas amizades. Durante o colegial conhece Nobu e por intermédio dele acaba entrando para a banda BLAST formada por: Nobu no baixo, Yasu na bateria, Ren na guitarra e Nana nos vocais. A banda Blast fazia muito sucesso na pequena cidade onde moravam. Ren e Nana se apaixonam e logo passaram a morar juntos. No entanto Ren acaba sendo convidado para tocar na banda Trapnest, tendo a sua grande chance de fazer sucesso, uma vez que, essa banda já possuia visibilidade e expressão no mundo da musica. Ele então deixa a Blast e parte para Tóquio se juntar a seus novos companheiros. A notícia pega Nana e Nobu de surpresa. Nana por orgulho resolve ficar, almejando ir para Tóquio sozinha e fazer mais sucesso do que Ren.

As Nanas assim que chegam em Tóquio, por coincidência acabam se interessando por alugar o mesmo apartamento e para reduzir as despesar topam morar juntas. O prédio era antigo, porém charmoso e bem localizado. O apartamento delas acaba sendo o ponto de encontro e palco da retomada da banda Blast. Com a convivência as duas se tornam grandes amigas. Apesar das relações amorosas das duas, é claro e evidente que a história principal de NANA é a amizade que elas constroem. Logo NANA não é um shoujo e sim um josei de cunho realista, o que acaba tirando as possibilidades de um happy end.

Vou falar um pouco da Hachi, a começar explicando o porquê desse apelido. Pra quem assistiu o filme “Sempre ao seu lado” deve se lembrar que Hachi era o nome do cachorro da história, que foi leal ao seu dono mesmo após a sua morte. Logo Hachi é o cachorro mais popular do Japão. Nana Oosaki apelida assim a sua xará como forma de diferenciá-las e pelo fato de Hachi ser uma pessoa que adora agradar as pessoas. É comum no anime ela aparecer com orelhinhas e rabinho de cachorro.

Depois que descobre a veia musical de Nana e seu sonho de fazer sucesso com sua banda, Hachi acaba se envolvendo totalmente no mundo da amiga, fazendo de tudo para ajudá-la, inclusive por intermédio dela, Shin entra para a banda, substituindo Ren de quem é fã. Quanto mais Hachi se aproximam de Nana mais se distancia do namorado Shouji. Ela no auge de sua paranóia inventa uma amante para o namorado, Sachiko. O irônico é que a Sachiko imaginária acaba surgindo de verdade e Shouji se apaixona e trai Hachi com ela. Após flagrar a traição, Hachi fica muito vulnerável e Nana tenta fazer a amiga se animar. Após um show da Trapnest Nana marca um encontro com Ren e os dois acabam reatando o namoro e assim Blast e Trapnest acabam se aproximando. É dessa forma que Hachi acaba conhecendo Takumi, seu grande ídolo da Trapnest.

Takumi é um homem Lindo, alto de cabelos negros e cumpridos. Seu defeito é ser frio e mulherengo. Ele se aproveita do fato de Hachi ser sua fã para transar com ela. Ele a princípio a vê como mais uma mulher fácil que levou para cama e ela se sente da mesma forma. Mas depois que descobre os sentimentos que Nobu tem por ela, Takumi a procura novamente e os dois acabam mantendo um caso. Nana acaba se arrependendo de ter apresentado Takumi e Hachi, por acreditar que ele não a fará feliz. Sendo assim ela e Shin, acabam armando para Nobu se confessar à Hachi. Ele o faz e ela que já tinha um sentimento por ele decide terminar com Takumi para que os dois possam ficar juntos. Ela liga para Takumi e depois da falta de atenção dele ela acaba ficando brava e num rompante pede para que ele não a ligue e nem a procure mais. Na cabeça dela eles romperam, mas na dele  nada passou de um acesso de raiva.

Depois de “romper” com Takumi ela começa a namorar Nobu, eles juntos formam um casal fofo, mas sonhador. Pouco tempo depois ela descobre que está grávida e pensa em abortar, mas Takumi descobre e diz que mesmo se o filho não for dele, ele assumirá a paternidade. Nobu fica em choque com a notícia e Hachi pensando no que será melhor para seu filho acaba aceitando se casar com Takumi. 
Com Hachi casada, Nana se vê longe da amiga que ela tanto ama e começa a fazer de tudo para trazer a amiga de volta. Vale algumas menções honrosas a Yasu, que é meio que o paizão de todos, um cara incrível que mesmo amando Nana, respeita o amigo Ren. Spoiller da continuação da história no mangá: Ren morre após abuso de drogas, pode ser que Nana e Yasu fiquem juntos a partir daí, mas ainda nada pode ser afirmado.  É muito bacana também ver como Nana e Ren materializam o casal 'Sid e Nancy', eles até são citados no texto do anime. Bem como bandas clássica que as personagens ouvem e se identificam como: Sex Pistols e Rolling Stones. E as músicas do anime também são ótimas e viciantes.
Bem, basicamente é isso, o anime não traz uma resolução ou um final, ele fica totalmente em aberto. E foi isso que eu odiei em Nana, pois todo o resto é brilhante, é claro que o começo é muito melhor, mas do meio pro fim ele acaba ganhando uma carga de sofrimento muito densa com a Hachi longe de Nana. Eu particularmente, apesar de Takumi ser um safado, mulherengo, acredito que ele realmente se apaixonou por Hachi. Também acho que ele resolveu assumir o filho por orgulho e também para não gerar um escândalo envolvendo o seu nome, já que ele é uma celebridade, mas creio que ele realmente gosta dela e torço para que apesar das dificuldades dessa relação os dois possam ficar juntos, mesmo com o Nobu correndo por fora.
Comentem!!

33 comentários:

  1. Eu assisti o começo desse anime no ano de 2011 (acho) mais parei, perdi a vontade de continuar e nesses dias comecei a ve-lo de novo, a paritr daí, eu nao parei de assistir, eu realmente gostava mais daquele anime por causa da relação de Nana e Ren, um dos casais mais perfeitos no mundo dos animes ( na minha opinião)achei a Hachi um pouso "Piriguete fofa" mas gosto dela. eu terminei de ver o anime satisfeita! Mais é ai q começa... um dia eu vi um comentario no facebook: "Ren is dead" alguma coisa perto disso e me desesperei, eu amava aquele personagem, ele e Nana! Ai eu passei a ver o mangá e me decepcionei muito! A morte dele foi muito desnecessária e ainda por cima foi forte. eu chorei bastante com isso(mais do que Titanic)eu não aceitei a morte dele naquele anime até HOJE! Senti pena, raiva, tristeza pela Nana! Ele ja tinha pedido ela em namoro e era doido pra ter filhos com ela! Sei q o anime e mais sobre a amizade de Hachi e Nana, mais colocar aquela morte no mangá foi uma péssima idéia. Tirando isso, o anime é bem divertido... NO COMEÇO. La pro final e tmb no mangá, a historia passa de "otima" para apenas "boa".

    ResponderExcluir
  2. Acredito que ninguém tenha curtido a morte de Ren no mangá, mas temos que levar em consideração o gênero do mangá que é josei e nesse tipo de história dificilmente todo mundo acaba feliz. O que aconteceu com Ren é a realidade de muitos que abusam de drogas. Uma pena. Estou ansiosa pela continuação que está paralizada há algum tempo.

    ResponderExcluir
  3. Vc sabe se no mangá de NANA Ren trai a Oosaki,é que eu queria muito saber,já falaram que ele tinha ficado muito próximo da Reira e ainda não pudi ler o mangá inteiro T-T

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não a trai. Ele se sente culpado, ele usa drogas quando não está com a Nana, a responsabilidade como membro da banda, do sofrimento da amiga Reira que está completamente apaixonada pelo Takume e se rebaixa (como o próprio Takumi diz) "mera amante dele", diversas situações deixa ele desconfortável.. a última conversa que ele teve com a Nana pelo celular, sobre o que aconteceu com Shin.. ele dá tipo um sermão nela. E pelo fato dele estar todo o tempo dando atenção/apoio pra Reira, ele se sente culpado por muitas coisas.
      E antes dele ir vê-la, ele queria levar Reira de volta para todos (pq ela desaparece) só que pelo efeito da droga e pela culpa que sente junto com as saudades pela Nana ele acaba tendo uma ilusão dela e acontece aquele acidente.. que chorei mt. Nana e Ren.. mereciam um final feliz juntos, eu queria mt que a mangaka voltasse a continuar a história. Nem que ela faça isso escevendo um livro, os fãs precisam saber o que acontece depois :(

      Excluir
  4. E até hoje nada do final mesmo, volto em 2020 pra reclamar mais.

    ResponderExcluir
  5. VAMOS FAZER UM ABAIXO ASSINADO P TER FINAL!!!

    ResponderExcluir
  6. O que li recentemente é que a história foi primeiro adiada por causa da saúde da Ai Yazawa e que agora ela declarou que não terá continuação.
    Link da matéria: http://contraversao.com/ai-yazawa-declara-nao-concluir-manga-nana/
    Na minha cabeça cresceu uma especulação de que o fato do mangá procurar ser mais realista (josei) e a semelhança visual excêntrica entre Nana (a Oosaki) e a autora ser grande pode indicar que a história tem um "que" de inspiração na vida da própria autora, olhando por esse lado fica realmente difícil querer continuar com a história. Muito complicado, difícil e doloroso pra continuar não acham!!! Me contento em respeitar a escolha da autora e esperar por seus novos trabalhos.

    ResponderExcluir
  7. http://www.garotasgeeks.com/ha-esperanca-nana-finalmente-pode-ter-um-fim/
    Saiu a notícia recentemente que ela terá um fim... podem explodir de felicidade junto comigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem esperava mais por isso! Mas estou super feliz, espero que seja verdade.

      Excluir
    2. Acabei de assistir o anime, me apaixonei pela história e gostaria de ver o fim!! Estava ótimo, embora desejasse outro desfecho... Para Hachi e Nobu S2

      Excluir
  8. E até agora nada do final.. Chorei por uma semana sempre que lembrava dessa história. E até hoje fico mal de lembrar..

    ResponderExcluir
  9. Apesar do mangá NANA ser considerado um clichê por muitos é uma história muito envolvente. Quem já viu/leu sabe que não dá pra não se apaixonar com os personagens e sentir seus sentimentos. Eu amo o shin com a reira, acho que os dois tem que terminar juntos, e a miu com yasan está dando bem certo. Acho que apesar de tudo o Takumi realmente gosta da hachi, porém deveria se importar mais com ela pois se não acabará a perdendo para nobu. Adoro a relação presente passado que faz na história. Eu realmente o considero o melhor mangá, impossível nao se pegar pensando nos personagens mesmo quando nao se está lendo. VAMOS REZAR PARA QUE ESSA HISTÓRIA TENHA FINAL, POR FAVOR AI YAZAWA AJUDA A GENTE!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Respostas
    1. vdd ,quem liga pros sentimentos do takumi :v

      Excluir
    2. esses copmentarios me definiraaam!! ela tem que ficar com o Nobu ate pq na cena do anime dos dois do ultimo episodio ficou muito aberto n entendi oque houve e dps e ele pega na mao dela no banheiro tbm , e depois ninguem sabe oque houve -_-
      quero mt q ele fique com ela, ela msm disse q a noite de lua cheia q ela ficou com Nobu foi o melhor dia da vida dela ! Ela so ficou com takumi pelo bem do bebe despesas etc.. e ninguem sabe se ele amava mesmo ela

      Excluir
    3. Também prefiro a Hachi com o Nobuo, eles fazem um casal perfeito <3

      Excluir
  11. Só sei q a hachi,ela praticamente é realmente uma menina fácil, o pessoal ai com certeza viu q esse anime mostra MT a ilusão amorosa q td menina tem,tipo a hachi é DSC gente,mas sinceramente ela é meio bobinha,assim dizer,ela traiu mts caras,e foi até enganada por uns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que eu reparei (estou no começo do anime), a Hachi sofre algum tipo de transtorno de personalidade. Inventar amantes pro namorado, se apaixonar fácil por outros caras, ser grossa quando não deveria, extremamente sensível... Isso não é normal, nem um pouco. Quero ver o desenrolar da história, mas gostei muito do que vi até agora.

      Excluir
  12. Alguma alma caridosa, me passa o link do mangá de Nana, pelo amor de deus, eu to desesperada (EM PLENO 2018, ME ENCONTRO SOFRENDO POR NANA) ;------;

    ResponderExcluir
  13. Eu estou em 2019, assisti pela primeira vez e estou morrendo porque assisti o anine e não encontro em nenhum lugar o mangá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segue aqui o link :D
      https://mangalivre.net/manga/nana/847

      Excluir
  14. Eu me apaixonei por esse anime, ainda não li todo o mangá, mas vou continuar com a leitura e sei que o anime está inacabado, porque entrou em hiato, já que a autora esteve doente.. Eu creio que em breve ela pode retornar para uma segunda temporada, antes finalizar o mangá. Eu achei a história de amizade das Nana's tão maravilhosa, e eu soube da morte do Ren e isso acabou comigo, eu tinha muita afeição por ele e a Nana... Assim como o Nobuo e a Hachi, eu tenho esperanças de que os dois possam ficar juntos novamente no futuro, apesar da escolha da Hachi em ficar com o Takumi, mas ela sempre foi feliz com o Nobuo, eu não a vejo amando o Takumi de certa forma, e não acho que os dois fazem um belo par, apesar disso, respeito a escolha da Hachi em ter ficado com o Takumi, mas acredito ainda e tenho esperanças para que Hachi e Nobuo tenham um final feliz, gosto tanto dos dois. Sou a única que shippo os dois, mesmo nessa situação de separação? ><

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é, eu tbm shippo muito. E também estou amargurada(igual a tds) com a morte do Ren. Meu pai, foi algo tão desnecessário.

      Excluir
  15. Estou assistindo e só sei que shipo Nana e Hachi!!! Pronto,falei!!!

    ResponderExcluir
  16. Ja vi o anime, fico triste com a morte do ren.. oque eu sempre esperei nesse anime é que as duas nanas ficassem juntas kkkk mas eu me iludi e vi que eram só amigas, mas se tivesse um romance no ar entre as duas seria maneiro e diferente.

    ResponderExcluir
  17. melhor casal seria nana e hachi AFFF, nd a ver aquele Takumi insuportável egoísta/ egocêntrico, ainda o ren morreu!!! PRA QUÊ??? queria entrar no anime e roubar o nobu pra mim fr

    ResponderExcluir
  18. Vi o anime mas nao li o manga, so posso dizer que a Hachi nunca se apaixonou de verdade, mas é claro que ela ama mais o Takumi do que o Nobu. Eles dois não tem camadas, ambos sabem quem sao e oq sao (seus defeitos), o Nobu vive num mundo cor de rosa e é muito bonzinho e foi somente por isso que a Nana se apaixonou por ele ser esse menino bonzinho que ama ela, ta aos pés dela e é carinhoso 24hrs, essa atenção e mimo dele que ela ama e nao a pessoa dele. Se o Takumi mesmo com a personalidade dele egoista desse mais atençao e afeto para a Hachi ela nao pensaria nem teria duvidas em relacao ao Nobu. Outra coisa... o Takumi ama a Hachi de verdade mas ele tem uma personalidade totalmente ferrada pelo o historio familiar dele, mae morta e pai alcoolatra, logico que ele vai ter uma personalidade ferrada. A Reira ele sempre usou com um peao a seu favor, principalmente no trabalho e é isso. O Takumi reconhece a Hachi como ela é sabe que ela é imperfeita, fútil, fragil, dependente e instavel emocionalmente mas ele consegue ve-la por completo ele sabe que ela é assim e mesmo assim a aceita e a ama, so que ela nao é a prioridade numero um dele o que nao é um defeito, é so o carater dele foi construido assim pela sua criação. Sinceramente nao torço pelo Nobu porque ele é um covarde, bonzinho e fofo mas covarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o comentario acima mais em algumas partes fica dificil saber se o Takumi ama realmente a Hachi pq ele falou para Layla que ela era a pessoal mais especial pra ele
      Mais tambem falou pro Ren no carro que sem a Hachi viveria em um campo de batalha ai acho nem mesmo a autora se decidiu quanto a isso dificil tentar entender mais no final davpra ver que no futuro eles ainda estao juntos e tiveram outro filho chamado ren em homenagem ao ren entao aquela parte que ficou em aberto da Hachi e o nobu se declarando no banheiro nao deu em nada e achei uma enrolação da autora e tambem acho que depois da morte do ren ela poderia ter focado em como a Nana fugiu e depois mostrando o futuro poderia se algo como cada nana seguindo sua vida ou elas se reencontrando mais como o manga e meio bad e mostra a realidade o primeiro palpite seria mais apropriado.

      Excluir