sexta-feira, 10 de abril de 2015

Recomendação de Anime: ChihayaFuru

Faz um tempinho que estou para indicar um Anime bem legal chamado ChihayaFuru. Esse anime é classificado como josei, pois retrata fatos da vida.
Essa resenha contem muitos spoilers.
ChihayaFuru conta a história de Chihaya, uma menina que sempre sonhou em ver o sucesso de sua irmã mais velha como modelo e atriz de TV, nunca deu muita importância em ter um sonho próprio, até conhecer Arata, um garoto tímido que sofre com a zoeira na sala de aula por não se enturmar e só estudar. Chihaya então se aproxima do garoto e através dele conhece o Karuta.
Karuta é um jogo de cartas, muito famoso no Japão, jogado entre dois oponentes onde as cartas são identificadas pelos jogadores logo após ouvir as primeiras sílabas dos versos dos 100 poemas, que são recitados na disputa. O jogador então deve acertar a carta que corresponde ao verso lido. Ao final, aquele que tiver conquistado todas as cartas que pertencem ao seu baralho, vence a partida.
Nunca havia ouvido falar nesse jogo e muito menos que tem competições onde karuta é levado muito a sério.
Chihaya ao descobrir a paixão pelo jogo acaba se tornando muito amiga de Arata, e o defendendo do bullying dos amigos, despertando a ira de Taichi, seu outro amigo, que morre de ciúmes da amizade deles. Após alguns desentendimentos, os três começam a jogar karuta juntos, formando uma bela amizade. Eles decidem formar um time para disputar uma competição infantil, e vencem.

Logo depois o destino dos amigos os levam para lugares diferentes. Arata precisa voltar para sua cidade para cuidar do avô doente e Taichi se muda com sua família para outra cidade, deixando Chihaya sozinha em Tókio.

O tempo passa e depois de alguns anos Taichi volta para o colégio onde estudava e reencontra Chihaya, que ainda pratica karuta e que tem como meta se tornar Rainha, o título que recebe a melhor jogadora da modalidade. Ele diferente dela, havia desistido de jogar, até porque sua mãe, uma mulher muito rígida sempre o incentivou a praticar esportes que pudesse vencer. Ele reluta de inicio, mas ao ver a dedicação de Chihaya e como ela se divertia com Karuta, ele decide junto com ela, montar um Clube e a recrutar novos membros.
Ao fazerem uma visita ao seu amigo Arata, Taichi e Chihaya descobrem que ele desistiu do karuta quando seu avô morreu, Arata se culpa, pois no momento da morte estava disputando uma partida para chegar a Classe A. Mesmo expulsando os amigos de sua casa, logo depois ele se arrepende e corre atrás deles, prometendo que irão jogar juntos novamente.
Muita gente acha ChihayaFuru cansativo porque eles sempre estão em competições ou praticando para ficarem melhores. Mas é muito legal, porque eles passam por muitas dificuldades, perdem muito, até começarem a ganhar, e mesmo quando ganham, ainda assim sempre tem alguém a ser batido, sem contar na adrenalina e na falta de clichê, pois como disse, nem sempre o final é feliz.

Chihaya é muito valente e a amizade dela com Taichi é uma das coisas que mais gosto. Taichi é apaixonado por ela desde criança, e depois que cresce se torna um garoto muito lindo e amadurecido, bem diferente da criança problemática do começo. Ele passa a ser o presidente do Clube de Karuta, e mesmo não sendo o melhor jogador, na verdade ele tem muito azar e perde muitas partidas por pouco, mas não desiste de chegar a Classe A.
O amor de Taichi é segredo, o garoto não tem coragem de se declarar, pois sabe do interesse do amigo por ela, eles meio que se respeitam. E Chihaya possui uma grande admiração por Arata, algo tão forte que pode ser facilmente confundido com amor, mas não sabemos se o sentimento dela está nele ou no que ele representa.
Na minha opinião ela ama Arata porque ama o Karuta, e ele foi quem a levou a conhecer o esporte. Nesse triângulo sou #Taichihaya #TeamTaichi e não abro!
Até porque Taichi é muito fofo e a cumplicidade deles é algo que eu shippo.
Além dos três protagonistas, temos outros personagens muito legais no anime:
Kanade Oe: Uma garota de muita sensibilidade, ela aprecia o clássico e se interessa por Karuta não pela competição em si, mas pela beleza e significado dos 100 poemas. Amiga de Taichi, ela sabe e acompanha de longe o amor unilateral que ele sente por Chihaya e o incentiva a se declarar;
Nishida: Também conhecido como “Porquinho” por ser gordinho - é um garoto que amava karuta na infância, mas quando disputou um campeonato contra o time de Chihaya, acabou perdendo para Arata. Com isso ele desistiu do esporte, se dedicando ao Tênis. No entanto ao ser abordado por Chihaya e Taichi, seu amor renasceu e ele acaba convencido a se unir ao clube.
Komano: Um garoto inteligente, o segundo melhor no ranking de notas da escola, ficando atrás somente do Taichi. Sempre ligado a sua carteira e antisocial, só pensa e se dedica ao que o deixe mais inteligente. Entretanto, Chihaya e Taichi o convencem de que karuta envolve muita estratégia e ele entra para o clube. Com o tempo ele se torna o estrategista do time, contribuindo muito mais nos bastidores e na análise dos adversários, do que jogando.
Sumire: Uma garota que se junta ao clube de karuta para se aproximar de Taichi, mas ao longo do tempo ela acaba se interessando e se dedicando ao Clube.
Tsukuba: Um garoto que entrou no clube para dar orgulho aos irmãos menores. Ele demora a desenvolver suas habilidades, mas com dedicação vai melhorando e sendo peça fundamental na composição do time, na ausência de Komano.


Eu amei tanto esse anime, são duas temporadas, que tenho acompanhado o mangá para não perder nada. Uma pena que não tenha encontrado um site que se dedique a tradução e disponibilização do mangá online em português. Até achei alguns, mas que estão muito atrasados, então o jeito foi ler em inglês mesmo.
Spoiler do Mangá = > Taichi se declara para Chihaya, tem até beijinho <3 Mas ela fica muito confusa com o que acontece, e Taichi decide deixar o Clube de Karuta, para ficar longe dela, já que não consegue mais controlar seu sentimento.
Chihaya fica muito mexida e se culpa por não ter percebido que o amigo na verdade gostava dela de uma forma diferente.
Chihaya também acaba deixando o Clube para se dedicar aos estudos, já que não é tão inteligente como seus amigos e se não tiver boas notas não poderá continuar competindo.
Gostaria muito de uma terceira temporada do anime, parece que existe a possibilidade, mas tá demorando muito, mas vamos aguardar e emanar pensamentos positivos.


3 comentários:

  1. Na torcida pelo Taichi. Nao deixe de acrescentar mais informações

    ResponderExcluir
  2. Affeeee não acredito que ele se declarou e depois se separaram, quero chorar

    ResponderExcluir
  3. Eu tbm sou #taichigaya e não abro, amo a personalidade dele e como vc falou a cumplicidade... S2 espero muito ver eles juntos!!! E tbm espero uma 3°temporada ansiosamente.

    ResponderExcluir