quarta-feira, 8 de abril de 2015

O fim de Glee - Considerações

Glee acabou e com ela se foram alguns anos da minha juventude. Lembro exatamente o dia que me apaixonei por Glee, e nunca mais deixei de amar, mesmo com as oscilações das últimas temporadas onde a locação da série às vezes se passava em Ohio às vezes em Nova York, às vezes focava na vida dos veteranos e outras nos novatos, uma bagunça! Quando a gente começava a gostar de um plot, na outra semana não havia continuidade e já começava outro. Muitos talentos foram desperdiçados nessa brincadeira, desde os atores que saíram do The Glee Project a já consagrada Demi Lovato, que prometia ser um par interessante para Santana, mas a Danny entrou e saiu da série sem dizer a que veio, a impressão que deu foi de ser apenas marketing para amenizar os impactos da morte de Cory.
Dentre os muitos erros de Glee, na minha opinião, o maior de todos foi na transição de elenco, que foi um equívoco.
O cast principal nunca deveria ter deixado a série, pois todos eles juntos faziam Glee ser Glee. Ao mandar uns pra faculdade, outros pra Broadway, e manter outros fracassando em suas tentativas de sucesso pode ter dado um tom realista, no entanto podemos dizer que ao introduzir personagens sem carisma e sem enredo para substituir o elenco principal, que já era aclamado pelo público, foi um tiro no pé, que desgastou a série.
Nenhuma das tentativas de achar a nova “Rachel Berry” deram certo, por exemplo, até porque as candidatas talentosas que surgiram também tiveram vida curta.
É claro que Glee perdeu muito do sentido com a morte de seu protagonista, Finn era um dos pilares da série e sua morte inexplicável somada a forma como sua ausência foi tratada deu um tom de desleixo que entristeceu muitos fãs.
Não sei se os roteiristas optaram por excluir a  existência de Finn da série forçando a gente a esquecer que ele era o grande amor da Rachel, o cara que mais a incentivou na carreira, que mais valorizou seu talento e que melhor conhecia sua alma e coração para poupar a Lea Michele ou tirar o foco da tragédia.
Eu já havia dito que por mim Rachel ficaria sozinha, não poderia imaginá-la com mais ninguém além de Finn e pra mim foi estranho vê-la se entregar a outra paixão sem ter aquele conflito de sentimentos. Senti falta da Rachel que amava o Finn e que não o esqueceria assim tão rápido, na minha cabeça tudo a faria lembrar do primeiro amor. Achei Samchel de um mal gosto total, primeiro porque Sam pegou todas as meninas do coral, segundo porque ele era amigo do Finn, terceiro porque Mercedes e Sam nunca resolveram sua história de forma satisfatória e quarto porque eles nunca tiveram nada em comum e de repente passaram a ter afinidades que levaram a um rápido romance.

Minha dor de Gleek nunca terá fim, pois sempre vou lembrar que o rumo da série se deu por uma morte precoce, Finn era meu personagem favorito, seus conflitos, seus medos, sua ingenuidade... queria muito ver com ele se encontraria na vida até ter seu destino cruzado com de Rachel novamente. Meu coração até doeu quando percebi que de certa forma deram ao Sam o final que seria dele, de professor do Clube Glee e casado com Rachel.
Então vocês podem imaginar que fiquei aliviada ao ver que St-Berry renasceu, mesmo que no finalzinho, pois se não fosse o Finn, ela só poderia terminar com o Jesse.
Os casamentos Brittana e Klaine já era de se esperar e me entristece imaginar que se Cory não tivesse nos deixado também teríamos o casamento Finchel.
A reconciliação de Santana com a avó, que não a aceitava. também foi tocante.
Senti falta de Puck e Quinn juntos, Artie e Tina cumprindo a promessa de ficarem juntos foi ok, mas ela tinha mais história com Mark Chang,....Mercedes seguindo seu caminho como a grande cantora foi algo que encheu meu coração de alegria.
Rachel ter se tornado uma estrela já era sabido e achei lindo ela agradecer ao Mr. Schue ao ganhar o Tony,  o prêmio que sempre sonhou, mesmo que pra mim tenha faltado um agradecimento à um certo alguém, mas me contentei com a homenagem que fizeram ao batizar o auditório com o nome do Finn.



E o que dizer do amadurecimento da nossa Rachel, que um dia foi egoísta e egocêntrica, e que topou ser a barriga de aluguel para o bebê de Klaine?? <33333

Poderia ter sido melhor? Sim, acho que enrolaram muito com Kurt e Blaine, que sabíamos que ficariam juntos, e com mais uma vez a busca por novos integrantes, e competição quando havia muitos atores esquecidos e que tiveram plots abortados sem razão.
Acompanhamos como foi duro para eles conseguirem o primeiro título das Nacionals e o segundo não foi nem metade do que foi a primeira conquista. Achei bem nada a ver, cadê o sofrimento, a superação?

Dito isto quero deixar aqui o meu eterno agradecimento à Glee, que me ensinou tantas e tantas coisas importantes como: ser tolerante e respeitar os nossos amiguinhos que são diferentes de nós, a nunca desistir de um sonho... a lidar com o fracasso e frustração e seguir lutando, a nos aceitar e amar a nós mesmos como somos, porque somos especiais, a não julgar, a buscar entender as razões e a dor alheia...enfim...todo meu amor à série que me fez emocionar com cada conquista suada, com cada demonstração de amizade, carinho e afeto... Foi muito bom ser uma Gleek.
Agora preciso achar outra série teen para acalentar meu coração, acho Awkward uma série que de certa forma me lembra bastante o começo de Glee, até porque os personagem não são santos, são humanos. Pena que também está acabando, estou no aguardo da quinta e última temporada.
De tristeza com séries tenho e muita, mas não vou escrever sobre elas, apenas dizer que Revenge acabou pra mim com a morte do Daniel, e The Vampire Diaries vai acabar com a saída da Nina Dobrev. Como assim? O quê será de Helena e Damon? Ela é a série, vai ter a sétima temporada, como?
Estou ansiosa por inciar novas séries e comentar aqui, quem sabe não inicio Girls?
Enfim, essas são as minhas considerações, até a próxima!

Adeus Glee!





Nenhum comentário:

Postar um comentário